sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O caso da mulher barbuda

A pilosidade patológica conhecida como hirsutismo, de localização tipicamente masculina, deve-se a uma produção aumentada de andrógenos pelas supra-renais ou pelos ovários.


A Mulher Barbuda é um caso de androgenização magnificamente registrado em obra de arte. Em 1631, o duque de Alcalá, à época vice-rei de Nápoles, impressionado com o aspecto particular de uma mulher que tinha barba, atribuiu a José Rivera a tarefa de imortalizar-la em uma de suas pinturas.

Magdalena Ventura, natural de Nápoles, é a senhora retratada no quadro; ela é vista em primeiro plano amamentando seu filho caçula com sua volumosa mama direita. Em seu rosto, vê-se um espesso bigode e densa barba negra. Na época em que a obra foi concluída, possuía ela 52 anos de idade, porém, conta-se que os pêlos surgiram quando Magdalena tinha em torno de 37 anos. Teve três filhos antes de surgir barba e quatro depois do hirsutismo localizado. Magdalena casou-se duas vezes (ao seu lado na pintura aparece Felix, o segundo marido).

A mulher barbuda ganhou seu pão de cada dia indo de cidade em cidade em circos itinerantes.

REFERÊNCIAS:
BEZERRA, A.J.C.; As belas artes da medicina. Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Brasília, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário